segunda-feira, 24 de julho de 2017

ALUNOS DE MUCUGÊ SE REUNEM PARA CRIAR LIVRO A SER LANÇADO NO FLIGÊ





Nos dias 21 e 22 de julho, alunos da rede pública municipal  e estadual de ensino, da zona urbana e rural de Mucugê, estiveram reunidos para escrever as poesias que fazem parte do projeto FOTOPOEMAS – ESCRITURAS DA LUZ , livro-álbum a ser lançado durante a Feira Literária de Mucugê, no dia 12 de agosto, sábado, às 10h, no Calçadão Literário.


Idealizado pelos professores Lana Sheila Rocha e Rogério Oliveira, a iniciativa visa a inserção da comunidade estudantil local, incentivando-os para a prática do exercício da leitura, escrita e do olhar fotográfico. “A ideia é mostrar para os alunos que eles são capazes, desde que produzam os textos com coerência e sentimento, mostrando de fato as sensações causadas ao ver as paisagens da cidade onde vivem”, explica Rogério.

Para Lana Sheila, o envolvimento dos alunos e professores é o diferencial do projeto, porque eles se sentem incluídos num evento que de fato são deles, apropriando do seu espaço em forma de FOTOPOEMAS. A professora finaliza: “Vê-los escrevendo e expondo as sensações e percepções da cidade diante do papel é muito gratificante para toda equipe da Fligê”.

FOTOPOEMAS – O livro começou a ser produzido pelos alunos em junho, quando foram convocados a sair em campo para fotografar as paisagens da cidade. Agora em julho, foram desafiados a escrever um poema a partir da imagem feita pelo colega. Em agosto, o livro será lançado na Fligê, onde eles terão a oportunidade de autografar a obra no mesmo ambiente de autores e autoras conceituados.

“Quando a gente saiu pra tirar as fotos foi muito divertido e eu fiquei surpreso quando cheguei aqui, porque pensei que cada um ia escrever sobre sua foto, mas achei bem legal dos professores darem as fotos trocadas”, disse Tales Martins, aluno do 8° ano da Escola Reunidas Dr. Rodrigues Lima.

Depois de participar como ouvinte da primeira edição da Fligê, a professora Léia, da Escola Eurico Belo, da Vila de Guiné, disse que ver seus alunos inseridos de forma direta é muito importante para o processo de aprendizagem. “Fico feliz porque a Fligê tá ajudando a contribuir com o enriquecimento dos nossos alunos com o envolvimento na Literatura”, completa.

A Feira Literária de Mucugê une em diferentes paisagens da cidade atividades que envolvem não só a arte literária, mas também a arte da fotografia, cinema, artes plásticas, entre outras, contemplando o público infantil, juvenil e adulto, em atividades como lançamentos de livros, mesas de conversa com autores, conferências, concertos e muito mais. Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCORRO!!!

  A Karisma News pede SOCORRO!!! Nunca chegamos a experimentar tanto descaso. Estamos sem alguma moeda nem pra comprar uma bala. A cada dia ...