quarta-feira, 28 de outubro de 2015

FESTIVAL DO MORRO TERÁ CENOGRAFIA SUSTENTÁVEL



POR TAÍS LEITE
LK Comunicação

Pelo quatro ano consecutivo, o Festival do Morro levanta a bandeira da Sustentabilidade. Por está inserido dentro de uma Área de Proteção Ambiental, a preservação ambiental é uma das principais preocupação da organização do evento. 

Este ano, toda cenografia do Festival do Morro será composta por materiais sustentáveis, inclusive os adornos que vão decorar a Vila, do Século XVI, foi desenhada trazendo elementos ilustrativos da fauna, flora, que junto com instrumentos musicais revelarão o tema "Primavera de Cores e Sons". 

RECORD ENTRENTA REVOLTA DE ELENCO POR CAUSA DE ADIAMENTO DE NOVELA



O adiamento de "Escrava Mãe" para o ano que vem pela Record pegou o elenco totalmente de surpresa. Nos bastidores, o clima de insatisfação é geral. A razão é bem clara: enquanto a novela continuar engavetada, os atores não poderão se comprometer com novos trabalhos na televisão, uma vez que a Globo, por exemplo, evitar colocar alguém que esteja no ar na concorrência em suas tramas. Com isso, os artistas perdem visibilidade e contratos publicitários. No elenco de "Os Dez Mandamentos", o cansaço também é geral. As cenas estão sendo gravadas um dia antes de ir ao ar e os roteiros estão atrasados. Com informações do Agora São Paulo.


ELQUISSON SOARES: O POLÍTICO QUE DESAFIOU A DITADURA MILITAR



POR LUÍS CARLOS FERNANDES (1969-2015)
Taberna da História

O histórico Rio Gavião tem dado celebridades à região, desde aqueles “gaviõeseiros” da Baixinha, de Caraíbas e Laje do Gavião, que nas disputas a facão amarravam-se pelas fraldas das camisas para uma prova de valentia e sangue frio, até homens que, pela inteligência e cultura, tornaram-se personagens de destaque da História da Bahia como o inesquecível Tranquilino Leovegildo Torres, nascido à margem do Rio Gavião na então Vila de Santo Antônio da Barra, atual cidade de Condeúba, no dia 30 de agosto de 1859. Tranquilino Torres, bacharel em Direito, foi Procurador e Magistrado, além de Conselheiro do Tribunal de Justiça do Estado, geógrafo, filólogo, crítico literário, historiador e fundador do “Instituto Geográfico e Histórico da Bahia”, de cuja instituição foi presidente por longos anos.

No dia 27 de junho de 1940, no Distrito de São João da Vila Nova, atual Anagé (BA), que pertencia a Vitória da Conquista naquela época, às margens do Rio Gavião, nasceu o ex-deputado federal Elquisson Dias Soares. Em Anagé, onde viveu até os 16 anos, o 18º dos 21 filhos de seu pai trabalhou na “Casa Monte Castelo”, de secos e molhados, que era de seu irmão mais velho Edson Dias Soares e de seu cunhado Valdívio Moreira Andrade. Trabalhou ainda como balconista comercial na loja de Manoel Moreira Chaves.

ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO: COMO A FISIOTERAPIA PODE CONTRIBUIR?



DISCENTES 
6º SEMESTRE DO CURSO DE FISIOTERAPIA/FAINOR

No ano de 2006, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Mundial de Neurologia, com o intuito de provocar o interesse dos profissionais de saúde e de todo o público na luta por melhorias nas condições de tratamento e prevenção do Acidente Vascular Encefálico (AVE), determinou o dia 29 de outubro como o Dia Mundial do AVE, também conhecido como AVC ou popularmente como derrame cerebral. Trata-se, segundo a OMS, da terceira maior causa de mortes no mundo em indivíduos adultos e a primeira no Brasil, sendo responsável por 100 mil óbitos ao ano, com elevado índice de morbidade.

O AVE pode apresentar-se de duas formas: isquêmica, quando existe uma obstrução de uma artéria que irriga o cérebro, ou hemorrágica, quando há um rompimento de uma artéria cerebral. Ambas interferem no fluxo sanguíneo cerebral, tornando-o insuficiente em determinada área e prejudicando a entrega de glicose, oxigênio e demais nutrientes ao cérebro, vitais ao seu bom funcionamento. Condições como aneurisma, hipertensão arterial (pressão alta), doenças cardíacas, dentre outras, podem gerar essa doença.

EM SALVADOR, FOI REALIZADO UM CONCURSO DE BELEZA DA TERCEIRA IDADE




DA REDAÇÃO

Nem só de jovens vivem os tradicionais concursos de beleza. Alem do mais, pessoas de diversas faixas etárias tem certames específicos. Um deles, é o "Miss da Terceira Idade", realizada nesta terça-feira (27) na Faculdade Social da Bahia (FSBA), em Salvador,  que oferece educação continuada para pessoas idosas. A vencedora da noite foi ETIENETE MARILZA DO VAL (foto abaixo), 81 anos. Além da beleza, as dez candidatas inscritas foram avaliadas em quesitos como simpatia, elegância, conhecimento e desenvoltura. Para participar, era exigência dos organizadores que as mulheres inscritas tivessem idades entre 70 e 85 anos. Com informações do G1.

Fotos: Divulgação

ICON REALIZA AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA NA PRAÇA 09 DE NOVEMBRO




POR TAMIRES SOUZA
Plano A Comunicação

Em apoio à campanha mundial de combate ao câncer de mama, o ICON vem realizando, durante todo o mês, diversas ações voltadas para a comunidade conquistense, como entrega de informativos e brindes, palestras e campanhas em mídias impressas e digitais, a fim de chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnostico precoce da doença.

Nesta quarta-feira (28/10/15), será realizada mais uma intervenção, dessa vez, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, na Praça 09 de novembro, das 10h às 12h.

A ação contará com a distribuição de balões personalizados, informativos sobre a prevenção da doença, além de uma cabine de fotos, com adereços e plaquinhas referentes ao Outubro Rosa, para que as pessoas registrem o momento. Essas fotos serão impressas na hora e entregues às mulheres que participarem. 



SALA VERDE DO FESTIVAL DO MORRO ORIENTA POPULACAO SOBRE ACOES DE PRESERVAÇAO AMBIENTAL



PRESS RELEASE

Uma das principais novidades da 6ª edição do Festival do Morro será a Sala Verde - um estande que será montado na Praça Principal da Vila. Na Sala Verde, uma equipe de multidisciplinadores ambientais irão orientar os turistas e visitantes a adotarem novas posturas que fazem a diferença na preservação ambiental da ilha, que está situado em uma Área de Proteção Ambiental (APA).


KNOAR MANHÃ 26042024