segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

PAPEL HIGIÊNICO, IMPOSIÇAO DE MARCAS E OUTROS ABUSOS DA ESCOLA NA HORA DA MATRÍCULA



POR MARCOS SOUZA FILHO
Advogado e Professor

Pauta número 1 de todo programa de jornalismo para as primeiras semanas do ano: a lista de material escolar! Não é pra menos. Muitas escolas aproveitam a época para incluir na lista materiais que, na verdade, são para uso próprio, ou da coletividade de alunos, e não do aluno individualmente.

Assim, itens como cartucho de impressora e caneta piloto (ou giz) empregados pela escola para a realização de suas finalidades, ou papel higiênico e copos descartáveis que são utilizados pelos alunos indistintamente, passam a integrar a lista como “obrigação” dos responsáveis.

A prática é abusiva! Tais materiais são de responsabilidade da escola, e já integram o valor da mensalidade, não podendo ser repassados de forma individual aos consumidores.

"BOYHOOD" LEVA O GLOBO DE OURO 2015



DA REDAÇÃO

A cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, foi palco de mais uma premiação do "Globo de Ouro" realizado na noite deste domingo (11). O principal vencedor na glamourosa noite americana foi "Boyhood: Da infância à juventude", que ainda levou três estatuetas: melhor diretor para Richard Linklater, filme (drama) e atriz coadjuvante, para Patricia Arquette. "É um filme muito pessoal para mim", comentou Linklater, antes de dedicar o prêmio aos seus pais e outros pais que "fazem o seu melhor". O longa foi gravado aos poucos entre 2002 e 2013. A história acompanha Mason (Ellar Coltrane) dos 6 aos 18 anos.

A cerimônia premiou filmes e séries de 2014, em 25 categorias, segundo votação da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. A maior surpresa da noite foi o vencedor na categoria melhor filme - comédia ou musical. O prêmio foi para "O Grande Hotel Budapeste", sendo que o mais bem cotado era "Birdman". Com informações do G1.

SÉTIMA ARTE EM DESTAQUE: OPERAÇÃO BIG-HERO



POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB

A princípio, a HQ “Big Hero6″ pode parecer uma escolha estranha para a primeira parceria entre a Disney AnimationStudios e sua companhia irmã, a Marvel Comics, por ser uma série obscura e pouquíssimo conhecida. No entanto, justamente por isso, serviu como uma luva para testar como o ritmo dos quadrinhos da Casa das Idéias funcionaria em uma animação do estúdio do Mickey, dando uma maior liberdade para os cineastas trabalharem com os conceitos da obra original sem a pressão dos fanboys.

O resultado é este “Operação Big Hero”, um longa ágil e colorido, que combina o melhor dos dois mundos em uma divertida e sem compromissos, embora longe de perfeita. Ambientada na cidade de San Fransokyo, uma mistura das cidades de San Francisco e Tóquio, a história segue o jovem inventor Hiro, um adolescente genial, mas sem muita disciplina, mais interessado nas ilegais (e lucrativas) lutas de robôs que em desenvolver seus dons.

KNOAR MANHÃ 26042024