quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

FILMES INESQUECÍVEIS: BEN-HUR




POR GABRIEL JOSÉ
Estudante de Cinema da UESB

Filmes grandes às vezes são difíceis de se ver, ainda mais se eles tiverem mais de três horas de duração. Mas se o filme em questão for um dos mais belos, bem realizados e consistentes da história do cinema, não me importo em ficar quase quatro horas em frente à televisão. É claro que estou falando da obra-prima máxima de William Wyler Ben-Hur. Lançado em 1959, e sendo a segunda versão adaptada para o cinema do livro homônimo do Coronel Lew Wallace (a primeira foi em 1925, sendo que o filme era mudo, mas também marcou época no seu lançamento) esse filme marcou época pela beleza imposta na tela, principalmente levando-se em consideração que os recursos disponíveis eram escassos. Para os padrões dos filmes vistos até aquele ano, este foi um acontecimento único.

Vencedor de 11 merecidos Oscar. Sempre constando nas listas dos melhores filmes de todos os tempos, Ben-Hur se destacou também pois a sua história, fictícia, confunde-se com a história de Jesus no tempo de sua pregação e crucificação (um dos momentos mais belos do filme). Antes mesmo de Russel Crowe e o seu general Maximus de Gladiador entrarem em cena para vingar a sua família, Judah Ben-Hur (Charlton Heston, em um dos papéis mais memoráveis já vistos no cinema e que lhe rendeu o Oscar de melhor ator), já passava de escravo a corredor de bigas, se tornando um deus das multidões, tudo para tentar se vingar de seu antigo amigo  Messala (interpretado por Stephen Boyd).

A história gira em torno de Judah Ben-Hur, que vivia no início do século primeiro como um príncipe e mercante de Jerusalém. Quando o seu velho amigo Messala é escolhido pelo governador para ser o oficial comandante de uma das legiões romanas, Judah ficou feliz. Mas com o passar do tempo as visões dos dois amigos divergiram-se e eles acabaram por se separarem. Durante uma parada de boas vindas, uma telha da casa de Judah cai, quase acertando o governador. Mesmo tendo consciência de que seu amigo era inocente, Messala acaba mandando-o para as Galés. Não se sentindo rogado por fazer aquilo, também condenou a sua mãe e irmã para passar o resto de suas vidas na prisão. Sabendo disso, Judah jurou que um dia ele voltaria para se vingar.

FOTOS: PALESTRA SOBRE MISSÃO COMERCIAL CONQUISTA - CHINA



DA REDAÇÃO

Foi realizada na noite desta quarta-feira (10) a palestra Missão Empresarial Vitória da Conquista-China. O encontro foi uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial da cidade (ACIVIC), em parceria com outras entidades.A palestra principal da iniciativa foi com Cloves Cedraz, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia.

Participaram do evento Itamar Figueredo, presidente da ACIVIC, Marcos Alberto, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Conquista (CDL), Cláudia Dutra, presidente eleita da CDL, Oniel Brandão, presidente da CDL de Itapetinga, Mizael Bispo e Gildelson Felício, secretários da Prefeitura de Conquista, dentre outras autoridades. Eis as fotos do blog:



FOTOS: COQUETEL DE INAUGURAÇÂO DA AGENCIA DA SICREDI EM VITÓRIA DA CONQUISTA

  Na noite da sexta-feira (19), foi realizada a inauguração do Banco Cooperativo SICREDI em Vitória da Conquista, com coquetel e a apresenta...